Notícias

Nova estrutura do ficheiro SAF-T (PT)

  • 2016-12-13

Foi publicada na passada sexta-feira (02.12.2016) a Portaria n.º 302/2016 que veio introduzir alterações ao formato do ficheiro SAF-T (PT) em vigor até à data.

Estas alterações, de acordo com o texto da Portaria, têm como principal objetivo “proceder ao ajustamento da estrutura do ficheiro SAF-T (PT) com a criação de taxonomias, ou seja, tabelas de correspondência que permitam a caracterização das contas de acordo com o normativo contabilístico utilizado pelos diferentes sujeitos passivos, permitindo simplificar o preenchimento dos Anexos A e I da IES”.

Ao mesmo tempo, é alterado o âmbito da Portaria n.º 321-A/2007 e a estrutura geral dos dados do ficheiro, de forma a recolher e uniformizar mais informação.

Esta nova Portaria entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2017, para os exercícios de 2017 e seguintes, com exceção da estrutura de dados que entrará em vigor no dia 1 de julho de 2017.

A PRIMAVERA encontra-se a estudar o impacto destas alterações nos seus produtos e em breve comunicará ao mercado as implicações das mesmas.

 

Voltar